quarta-feira, 30 de novembro de 2005

Desafios - Ampliados

Pena . Culpa . Raiva

Hoje amplio essa ideia, me explico, falo. Não altero datas ou horários, não apago... apenas mudo, como todos mudamos, como descobrimos apenas depois que já não somo o mesmo, e a muito tempo...

Explico ainda, essa semana fui mandado, pela empresa, para um curso. Prelúdio de algo grande, mais trabalho. Não antecipo a ansiedade... aprendi muito.

Reagimos segundo alguns padrões frente a adversidades. Lidamos com problemas quase que instintivamente. "Quase" porque de instintivo não tem nada. Usamos nosso raciocínio "superior" para explicar, desviar, eximir.

Alternamos entre sentimentos próprios, auto crítica? Assim age a pessoa, a família, a sociedade. Culpamo-nos, culpamos ao outro, culpamos alguem, mas culpamos. Sentimos pena, coitado... sentimos raiva... porque?

Mas tudo não é estanque, vai e volta, retorna com novos objetos, desencadeia; sentimentos são assim, contagiosos, mutantes... quase bumerangues, camaleões, vão de uma forma e voltão de outra... vem de todos os lados.

Toda história tem dois lado... só dois?

Pronto, ampliei. Não esgotei o assunto... poderia falar por horas, até estar sozinho, poderia escrever por dias, até sangrar, poderia pensar por anos, mas aí nada mais faria. Aprendemos a contornar os pensamentos, sufoca-los... e sem culpa, pois são imortais, sabemos que voltarão, nunca tornam-se passado, e tenho dúvidas se o pomos apenas no futuro, eles são o tempo, são o presente. Eternamente presos.

3 comentários:

... disse...

Pena do verbo escrever.
Culpa por não falar.
Raiva por querer?

Cadê vc no meu msn?

Beijos.

dZ disse...

Os tres mecanismos basicos, ciclicos, como reagimos a tudo... problemas em si... acho que um dia discorro sobre o assunto...

Anônimo disse...

Isto, faça-o...
E permita que eu leia=P

Gostei do eu, anônimo, etc...