quinta-feira, 8 de dezembro de 2005

Aprendendo

Ainda não aprendi a só ouvir!


Sou um bom ouvinte? Não sei, creio que não... não sou imparcial, sou curioso, me meto em tudo, tenho opiniões pré fabricadas, e se não tenho as crio rapidamente, e elas insitem em se infiltrar no diálogo, que nem deveria ser um diálogo. Gosto de me expressar, analisar todos os pontos, a exaustão até. Não, não sou um bom ouvinte, não sei apenas ouvir, ainda não aprendi.


Ainda não aprendi a não interpretar!


Como agir frente a situações novas? Como tratar pessoas diferentes, interagir... parto de moldes pré definidos, regras sociais e interpretações superficiais pela imagem e qualquer dado referencial, e vou interpretando o que é dito e o que é feito. Um gesto brusco ou uma careta. Por que tudo tem que ter um sentido? Porque um "tudo bem" não pode ser um simples tudo bem? Porque tantos fatores influem, e eu insisto em testar a onisciencia, mesclado com uma mediunidade inexistente para saber mais do que aparece ou que é dito? Não sei, não me contento, não acredito. Ainda não aprendi.


Ainda não aprendi a não comparar!


Não comparo pessoas. não comparo ações. Sei que existe espaço para milhões de variações. Sei que dois não são o mesmo, e ainda se forem, não fazem igual, e ainda se fizerem, não ao mesmo tempo, e se o tempo muda, tudo muda junto. Ainda sim, algo eu comparo, não sei bem o que, mas comparo, e ainda assim, fico sem referencial. Como sei que faço se nem sei o que? Não sei, apenas faço, comparando.


Ainda não aprendi a ignorar!


A mais fria e letal das armas. A maior das virtudes. A mais baixa atitude. Conceitualmente perfeito, na prática... eu sempre me importo. O que tenho a ver com a queda do pinheiro sobre o rato da floresta chinesa? Não faço idéia, mas, me importo, de uma maneira estranha, por que ainda não aprendi.




E, finalmente, não, nada disso pode ser considerado em essência verdade.Pelo menos não integralmente, como atitude, como linha. Sei me calar, sei não chorar, sei engolir e passar. Sei acreditar, fingir e aceitar. Sei não ver, ou não saber. E sei apenas ver, não sentir. Não sei tudo, não quero saber. Quero ver a imagem, opaca, tosca, sem qualquer cor ou prolongamento, sem outros, sem mais.

Descobri agora que, talvez, e apenas talvez, exista mais eu um EU, ainda que conceitualmente impossível. Não sei que fala. Não aprendi.

5 comentários:

Anônimo disse...

1-Quanto a ouvir: na verdade eu até sei ouvir. Eu só ouço as pessoas. O que pouco faço é abrir a boca;
2-Comparar: eu comparo pra caramba. Outro dia, pra comprar uma simples caneta eu passei uns 20 minutos comparando uns 5 modelos;
3-Interpretar: sou mestre! Tem vezes em que perguntam: "tá tudo bem?" tudo bem... (mas tá tudo péssimo)
4-Ignorar: Ignorar o que aconteceu na China eu até ignoro. Agora aquela provocação dirigida a mim no dia 2 de fevereiro eu fico remoendo até hoje.

... disse...

Cada um com as suas incapacidades... Eu, por exemplo, ainda não aprendi a fotografar,... Um dia, eu aprendo. Por hora...Vou levando.

Credo Jin,ofensa do dia 2 de fevereiro????
...
Eu sempre esqueço as coisas que me fazem, por exemplo,...
Melhor não dar exemplos...
Pode parecer que eu tenho anotado tudo o que me fazem...
Pode parecer isto.

Anônimo disse...

Sei, lendo assim e com este final, posso concluir apressadamente que você tem dupla personalidade? :D brincadeirinha

Anônimo disse...

Temos :P

Jôka P. disse...

Não consegui entender.
Desculpe.