terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dualidades implícitas

Estava eu pensando em como nosso pensamento é matemático (pensar sobre o pensamento é interessante). Mesmo o das pessoas que tem aversão a este campo adotam o seguinte critério: se não uma coisa, seria seu oposto!

Notei isso na nossa atual e dinglegistica campanha eleitoral. Como seria anti-ético acusar o outro candidato sem provas, ou difamar jamais seria uma estratégia usada (Cof. Cof.), atribuem a si mesmos caracteristicas ditas positivas. Ato contínuo, atribuímos a característica oposta aos outros!

Se um é bom, a outra deve ser má; se faz inclusão, o outro deve excluir. E assim vão discursando por inúmeras características pessoais, funcionais, laborais, partidárias, históricas, etc.

No fundo, estão apenas explorando nossa capacidade cerebral de preencher lacunas de forma binária. Então, a solução é aumentar a atenção e consciência sobre nossa forma de registrar as informações e raciocinar. Pois nossas ações serão baseadas nesses padrões.

E não adianta culpar a mídia! o judiciário! os políticos! ou o que seja. Somos responsáveis no meio de tanta manipulação.

2 comentários:

Vanessa disse...

Bom posicionamento!
Na verdade as eleições deste ano estão sendo uma decepção, primeiro por que esperava-se mais estratégia política dos participantes e não as picuinhas que vemos todos os dias nos noticiários. Falar de combate à fome, melhoria na educação, já esta virando um debate sem fim, quase uma doença crônica, todas sabemos que nem um, nem outro têm capacidade para resolver este problemas em 4 ou 8 anos.
Todavia, ainda voto no Serra, pelo simples motivo de não concordar com a política paternalista petista, que para mim, é praticamente um retrocesso. E como tenho um posicionamento político neoliberal, o partido do Serra, se aproxima mais das minhas crenças.
Pensei até em anular meu voto, mas quis fazer peso contra o PT. Mas que esta dificil se posicionar, ahhh isto esta!

Beijos
Vanessa Cordeiro

Lu disse...

É... Sempre é mais fácil lançar a responsabilidade sobre o outro - os "erros e defeitos" do outro - do que perceber que o que está fora é reflexo daquilo que vai sendo construído dentro de nós.
Um norte está no axioma nº 1: NÃO ACREDITE. Especialmente em campanhas políticas, imprensa de rabo preso e nos cínicos de plantão.
A dualidade está em nós, e não há lado bom ou ruim. Apenas há sintonia com um caminho ou com outro.
Para mim, não há espaço para dúvidas em quem votar para Presidente! Quem precisa do Estado são os menos favorecidos, não a Veja ou a Globo! ;)