quarta-feira, 25 de junho de 2008

Pró-Atividade

Uma palavra / atributo / qualidade / competência que está muito na moda é a Pró-Atividade. Em minha concepção não é nada mais do que a velha iniciativa.

Seriam pessoas que não esperam instruções detalhadas ou que o mundo acabe para tomar alguma atitude; é a busca por soluções, é a busca por melhorias e mesmo a antecipação de problemas (potenciais) e a melhoria contínua.

Claro que entendo que, em alguns momentos, sombra e agua fresca é necessário. Mas algumas pessoas parecem padecer de certa inércia mental que eu considero, no mínimo, lesivo para elas mesmas.

Só fiquei com vontade de falar isso hoje, nenhum motivo específico.

9 comentários:

Leo Cordeiro disse...

Invadiram um pouquinho, mas é só uma fossinha também. Nada de grave, hehe. Na verdade eu só quis dizer assim como você nessa postagem.

Leo Cordeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Deve ser o tédio das palestras q tá te deixando assim.

Anônimo disse...

Um colega de trabalho tava falando isso de uma colega de trabalho nossa.
Queria poder ajudar a moça, mas não sei se consigo.
Exige paciência, e a minha é tão curtinha.

Vanessa disse...

Esta tão em voga pró-atividade, que muitas empresas exigem, sem mesmo saberem o que é.
Mas pessoas sem iniciativa existem aos montes, eu li o livro " o Jeito na cultutra brasileira" Keith Rosenn, não fala diretamente sobre isso, mas aborda o porque das pessoas (brasieiros) serem inertes como são, e preferem o "jeitinho" ao invés de fazer da forma correta e na hora certa.

Anna Flávia disse...

e é mesmo.

Ana Luisa disse...

Gostei do termo "inércia mental"...já sei como tratar alguns..rs.

:}

Anônimo disse...

Dz,
hoje eu entendi que pró-atividade serve para dar dor de cabeça.
Pró-atividade só tem sentido quando se está inserido num meio que reconhece esse tipo de característica e não acha anormal você querer ir além do habitual.
Eu não pensava assim mas me deram um puxão de orelha tão medonho hoje de manhã que eu percebi que pró-atividade num ambiente tacanho é igualzinho a procurar agulha no palheiro. É possível achar mas geralmente demoraaaa...
Bjs psicólogo desassuntado...

ChrisAlcântara disse...

essa palavra eh bem roberto justus ne!