quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Definições

Afetivo = o que lhe afeta!

Psicossomática:

"Aquilo que não sai na palavra, sai no corpo."

quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Músicas e Memórias

Toca agora no rádio:

"É um espelho sem razão
Quer amor fique aqui"


Considerando que nunca fiz o tipo passional, ou emotivo, que cria fortes laços de memória com musicas e lugares, é engraçado ouvir uma música do estilo "amor i love you" e lembrar.

Um dia vou dizer: eu ja tive esses sentimentos.
Só espero que não diga também: eu era bom nisso.

Outras musicas também se associaram a pessoas, mas com conotações engraçadas. Só é estranho hoje ser "com outro alguém", mas considerando as máximas do universo em que "a fila tem que andar", e o controle relativo sobre pensamentos permitindo focar em outra coisa qualquer, não chega a encomodar.

Mas realmente acho que a importância ou veracidade do "pra sempre" é inversamente proporcional a sua utilização ou mesmo intensidade.

E preciso comprar o cabinho do "mp3" ou concertar o "cd"!

Formigas canibais

A infestação de formigas de casa voltou!

Visto aquelas pequenas formigas doceiras? Minúsculas, que morrem com um assopro? Aparentemente essas mesmas, porém evoluidas, pois não comem apenas açucar ou doce, elas atacam pizza e mesmo mortadela!

Em apenas 2 horas de exposição ja temos um impressionante alvoroço de formigas e uma auto via para algum canto, se perdendo atras de algum móvel ou fresta na parede.

Se eu não retornar é porque elas deram o salto seguinte na evolução e atacaram a família enquanto dormiamos.

Ou isso ou o nos intoxicamos com tanto "formiguicida" espalhado. Pobre camada de ozônio.

terça-feira, 28 de novembro de 2006

Cântico XXIV

"Não digas: Este que me deu corpo é meu Pai. Esta que me deu corpo é minha Mãe. Muito mais teu Pai e tua Mãe são os que te fizeram Em espírito. E esses foram sem número. Sem nome. De todos os tempos. Deixaram o rastro pelos caminhos de hoje. Todos os que já viveram. E andam fazendo-te dia a dia Os de hoje, os de amanhã. E os homens, e as coisas todas silenciosas. A tua extensão prolonga-se em todos os sentidos. O teu mundo não tem pólos. E tu és o próprio mundo."


* Cecilia Meireles em Cânticos, 2a edição, 1982.

segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Vida privada

Estão climatizando o predio.

Então imaginem ter que guardar toda a bugiganga (quanto G) de cima da mesa antes de sair, todos os dias...

E para completar o dia rotineiro trash, achamos um formigueiro dentro do telefone na mesa que esta vaga.

E esse post está sem noção, e totalmente sem nexo interno ou com o título. E eu preciso de férias. E este ano não vai ter. E os planos para o ano que vem melaram. E ponto.

sábado, 25 de novembro de 2006

Sunny day

Se eu fosse trocar de carro, para qual iria?

quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Cântico XXIII

"Não faças de ti Um sonho a realizar. Vai. Sem caminho marcado. Tu és o de todos os caminhos. Sê apenas uma presença. Invisível presença silenciosa. Todas as coisas esperam a luz, Sem dizerem que a esperam. Sem saberem que existe. Todas as coisas esperarão por ti, Sem te falarem. Sem lhes falares."


Essa eu não chamaria de humilde... mesmo sendo discreta.

Talvez uma das morais seja a importância de se manter uma boa auto estima, se valorizar. Ou ser discreto. Ou ser real e prático. Mas não tenho esse costume de interpretar tudo, ou revelar. Acho meu poder de abstração muito limitado.

terça-feira, 21 de novembro de 2006

Futebol

Sou Pachula desde criancinha.

Cântico XXII

"Não busques para lá. O que é, és tu. Está em ti. Em tudo. A gota esteve na nuvem. Na seiva. No sangue. Na terra. E no no que se abriu no mar. E no mar que se coalhou em mundo. Tu tiveste um destino assim. Faze-te à imagem do mar. Dá-te à sede das praias Dá-te à boca azul do céu Mas foge de novo à terra. Mas não toques nas estrelas. Volve de novo a ti. Retoma-te."


* Cecilia Meireles em Cânticos, 2a edição, 1982.

Foram 22 de 26, de um pequeno livro que há muito aparece aqui. De um gênero que não domino, com muitas idéias que de uma forma ou outra, mesmo parcialmente, significam...

segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Só uma frase, mais uma

"Meu lugar não é aqui"

domingo, 19 de novembro de 2006

Luz

"Faltou luz mas era dia, o sol invadiu a sala
Fez da TV um espelho refletindo o que a gente esquecia".


Dia nublado com chuva pela manhã.

Temporal a tarde, dos que alagam o quarto (ou pelo menos a mesa do computador) mesmo com a janela fechada.

Quarteirão sem luz a tarde (cerca de 4 horas), mostrando como os meios de entretenimento fazem falta (tv e net). Retorna a luz com baixa tensão (mais 2 horas) onde apenas as lampadas frias acendiam.

Jantar em família à luz de velas, e no fim uma conexão lenta.

Não sei se o fato das semanas estarem passando rápido é bom ou ruim. Semana que vem 2 aniversários: "prima" e Ex. Preciso pensar em algo... livro?

E mais um pouco festas sozinho em casa. Realmente preciso viajar.

Framingham Risk Score

Complementando o post de sexta:

Colesterol total = 208 (máximo 240, ideal até 200)

HDL = 34 (mínimo 40, ideal maior que 60)

LDL = 131 (máximo 160, ideal até 130)

Triglicerideos = 217 (máximo 200, ideal até 150)

Demais exames sem particularidades.

Considerações:

Risco de doença coronariana em 10 anos = 4% (o dobro para idade de até 34 anos)

Baixo Risco!


Os exames não ficaram tão ruins como esperado, principalmente comparando-se com exames anteriores (3 anos) e a piora no estilo de vida.

O baixo HDL (colesterol de alta densidade, "o bom" por não invadir arterias ou causar ateriosclerose) é compatível com meu atual sedentarismo. O pior é que nunca tive aptidões esportivas. O que me surpriendeu foram os triglicerídeos, o que exige especial atenção pelo historico de diabetes e cardiopatia familiar (avô e avó maternos, respectivamente).

Agora preciso implantar a Mudança no Estilo de Vida (dieta adequada e exercícios, basicamente) e repeti-los em 6 meses.

Blogger

O Blogger acaba de comer minha postagem em fase final de formatação e revisão...

A semana promete...

sábado, 18 de novembro de 2006

Pesquisa

Mesmo não sendo exatamente um blog popular (entenda-se visitado), é divertido olhar ocasionalmente o extreme traking.

As pessoas chegam aqui de 3 formas: os raros amigos que ainda acessam; os que navegam aleatoriamente na barra do blogger; e os que pesquisam termos no google.

Desses ultimos, o "ato falho" é o campeão. Pena com certeza se decepcionarem com a falta de informações sobre este tema, além de uma breve definição resumida.

E como sou saudosista, ainda prefiro o Yahoo.

sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Risco cardíaco

Dados vitais e antropométricos:

IMC = 30,6 -> obesidade

Circunferência Abdominal = 108 -> risco muito aumentado


Pressão Arterial = 126/80 -> normal

Colesterol = (medir amanhã)

Diabetes = não

Tabagismo = não

Idade = < 30


Atividade Física = nenhuma

Fator familiar: cardiopatia em pai.


Conclusões:

A idade é a unica coisa que ainda me "salva".

Vamos esperar a conclusão dos exames (amanhã após jejum de 12 horas, mais umas 72h para o resultado).

quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Proclamação

Hoje é o dia da República.

Milhões de empregos foram criados.

Não consigo pensar, no momento, de outros benefícios além do funcionalismo publico e da renovação periódica na direção das estatais.

Ipi-Ai-Ei!

terça-feira, 14 de novembro de 2006

Dualidade

Esqueço fácil mas não paro de pensar nas coisas.

Realmente tenho certo déficit de memória, principalmente para nomes. Isso talvez seja secundário a uma falta de atenção espacial, ou para detalhes. Se eu te encontro e não te cumprimento pelo nome não é por maldade; se eu passo por você e não paro para cumprimentar não é por nenhum fator segregatório (aqui faltou termo melhor).

Porém alguns dados, alguns detalhes, ficam. Lembro de conversas de 10 anos atrás. Claro que a teoria de que gravamos o que entendemos, o que foi relevante, o que foi aprendido e entendido subjetivamente é aplicável. Mas ainda assim não me convence de por que focar em coisas bobas e esquecer outras muito mais importantes.

E para alguém sem memória, que esquece, que releva (palavra redundante hoje...) e que perdoa, voltar repetidamente ao mesmo pensamento e assunto é no mínimo contraditório. Como um porta retratos ou álbum inteiro sempre carregado no pescoço. Ou uma pedra no bolso (imaginem uma de moderado tamanho), que não impede nada, apenas faz-se lembrar.

Sei que ja comentei que estou sem "saco" pra essas coisas, razão pela qual nem me coloco mais em terceira pessoa para analisar pensamentos e atitudes evitando assim me chigar, ou rir, e que nem lembro ao certo a intenção desse post, originalmente.

Então finaliza-se. Arquive-se na seção de repetições, e caso esta esteja lotada, vá-se para ordinarias (de comuns, e não de expressão típica do funk), ou cotidiano, ou irrelevâncias, ou qualquer pilha desorganizada de idéias e memórias, pois não estará desacompanhada ou fugindo à sua finalidade.

(E pesquise-se posteriormente o significado de Dualidade, para enquadramento por relevância ou similaridade na idéia aqui exposta e correções, caso necessário).

segunda-feira, 13 de novembro de 2006

Citações

Ocasionalmente os spams de "amigos" trazem uma ou outra frase interessante. Colo duas extraidas de textos atribuidos à Madre Teresa:


"O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra.
Construa assim mesmo."

"O maior amigo da verdade é o tempo. O seu pior inimigo é o preconceito. A sua constante companheira é a humildade"

Passagens

Reencontrei uma amiga recentemente, com uma incrivel densidade vivida em curto espaço de tempo. E apesar dos pesares, um amadurecimento fantástico nos últimos 10 anos. Embora ainda haja espaço para melhorias, mas sempre há.

E, voltando do almoço, descubro que por algum motivo que poderia ser interpretado como um tanto sadista, o destino quer que eu aprenda a superar diferenças e conviver...

... pois provávelmente o encontrarei inumeras vezes nesses corredores.

Mas não sei se já estou pronto para não focalizar tudo nesse sentido, culpando e me esfoçando para simplesmente não desejar o pior. Espero que as passagens não venham a se tranformar em necessidade de convívio profissional direto, pois ai sim terei certeza que alguem deve divertir-se em muito com essa situação.

E eu nunca tive interesse no teatro.

domingo, 12 de novembro de 2006

Primavera

Sai nuvem, esquenta, entra nuvem, esfria.

Curitiba tem um clima bem peculiar...

sexta-feira, 10 de novembro de 2006

quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Cotidiano

Ainda estranho.

(seriam os e-mails? as fotos com alianças? os blogs? os prêmios alheios? o cansaço? o basal...?)


Só que de cabelo cortado! : )

quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Entediado

Hoje foi um dia chato.

Pouco atendimento devido ao final de ano, sanadas aspendencias habituais... tédio. Até tentei achar algo para fazer, mas conforme me disseram, não é de bom tom se meter no trabalho dos outros.

Outras pendencias vieram, e lá estão. Acho que a empolgação para fazer algo já tinha passado.

Depois transito - doação de sangue - transito - loja de material de construção...
e decisão de que se não é da minha conta eu não vou emitir opiniões! (quem dera).

E acho que já nasci saudosista. Só está piorando porque tenho mais o que "lamentar", ou lembrar (é, crises, hehe).

E hoje to sem saco de viver e trabalhar mais 35 anos...

segunda-feira, 6 de novembro de 2006

domingo, 5 de novembro de 2006

Math

Job = 1a1d
Blog = 1a4d
Alone = 1a7m
Car = 4a1m
Life = 28a3m4d

Estrada

Eu acho engraçado a forma como os motoristas de final de semana e feriados não entendem uma dinâmica simples em uma rodovia: saia da frente!

O simples fato de possuir um carro não lhes dá direito a permanecer exclusivamente na faixa da esquerda. E o fato de outro carro estar na sua frente a uma mesma velocidade também não.

Um dia as pessoas descobrirão o quão fácil é dar passagem.

Fora isso, feriado tranquilo, um pouco de sol, um pouco de chuva, uma vida tranquila, menos alguns dias de vida!

O que mais poderia querer? :) (tá, muita coisa, muita coisa mesmo, mas se ignorarmos toda essa parte, as coisas até parecem funcionar).

E pensei em dois ou tres assuntos muito bons para por aqui, mas realmente não estava a fim de anotar.E se tivesse feito, veria que nem eram tão bons assim. Melhor mante-los preservados e perfeitos no esquecimento.

Grande filosofia de vida, diga-se de passagem.